terça-feira, 17 de outubro de 2017

Manifestação pela grande reforma política. Conflitos e primeiras tendas. (resumo).
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 17.10.2017


Ação "Escolha ukrainiana" pela "grande reforma política" começou sob o prédio do Parlamento (Verkhovna Rada) às 9:30. 
Os ativistas das forças políticas e das associações públicas "Movimento das Novas Forças", "Alternativa", "Demelyans", movimento "Honestamente" e outros, defendem três requisitos às autoridades: criação de tribunais anticorrupção, abolição da imunidade parlamentar e a adoção de uma nova lei eleitoral.

A partir das 16 horas, começaram os primeiros confrontos. Já há primeiras vítimas.





19.06
A partir de 19.07, mais de 10 barracas estão instaladas. As pessoas não são controladas através dos detectores de metal. Rua Hrushevsky está bloqueada.


Um policial recebeu uma lesão na cabeça. Agora os médicos dão-lhe a ajuda necessária.















19:00
Não há detidos, por causa das brigas, na rua Hrushevsky perto da Verhovna Rada. "No momento, não há detidos em conexão com este incidente. Polícia documenta o fato do que aconteceu, após o que uma avaliação legal será dada", disse Trakalo, porta-voz da Polícia Nacional.


18:38
No deputado Barna bateram e cuspiram. Ele, apenas saiu do prédio da Verhovna Rada e encontrou manifestantes descontentes. Foi salvo por Saakashvili. (Segundo um artigo que li esta semana,  realmente não havia corrupção no governo de Saakashvili na Geórgia. Mesmo assim, não foi reeleito - OK).


18:04
Saakashvili no palco: "Nós viemos para remover o bode da corrupção, o bode da impunidade e, até mesmo, o bode concreto!"

















18:01
O presidente do Comitê Parlamentar de combate à corrupção, deputado da "Auto-ajuda" Egor Sobolev quer propor aos deputados para trabalhar a noite toda, até os requisitos dos participantes da ação sob o prédio do Parlamento sejam cumpridos.  Ele disse isso no ar do programa NewsOne.


17:24
Situação próximo ao Parlamento.
Yevgeny Buderatsky - Há três horas: Não, não é polícia com escudos. São os manifestantes. Armaram tendas na rua Hrushevsky, sob o Conselho. Veio Saakashvili.


















17:04
Sob o Parlamento instalaram as primeiras tendas. Uma delas - grande, militar - instalada na rua Hrushevsky, diretamente diante do Parlamento.

















16:56
No parque Mariinsky  distribuíram chá e mingau de trigo (hrechka).


16:48
Os manifestantes pegaram os escudos da Guarda Nacional, que estavam escondidos atrás do ônibus.


16:00
Próximo ao Parlamento, os ativistas começaram quebrar os detectores de metal e trazer tendas. Começou a briga. Balões de gás foram aproveitados.


15:44
Atmosfera carregada sob o Parlamento.


15:04
Sob o Parlamento, jogaram ovos no deputado do Bloco Petro Poroshenko Oleksiy Goncharenko.

13:07
O parlamento começou os trabalhos. Parubiy informa sobre a reunião do Conselho, que ele fechou. A tribuna não está bloqueada. Parubiy deu instruções para publicar o cronograma semanal das reuniões plenárias. E, após a reforma médica, está na vez o projeto sobre a remoção da imunidade dos deputados e as eleições.


12:59
O ex-presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, aconselhou o presidente ukrainiano Petro Poroshenko, a demitir-se. Saakashvili fala aos manifestantes.


12:39
Yegor Sobolev fala sobre exigências e reação do governo. Por bem não funciona. Representantes do "Bloco de Poroshenko", "Frente popular" e fragmentos do Partido das Regiões se recusam a considerar hoje, no Parlamento, a lei anti-corrupção, a abolição da imunidade parlamentar e a transição para eleição de novos deputados por listas partidárias abertas. Nós lhes propusemos falar às pessoas que cercaram o Parlamento, e explicar sua posição. Nós garantimos a proteção. Não querem. Infelizmente. Poderiam entender, se você ignora as pessoas na Ukraina, as pessoas virão até você sozinhas.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário