segunda-feira, 25 de setembro de 2017


Continuação: 
Lilia Grinevich: "Que não se ofendam colegas professores, mas o sistema educacional  é criado para crianças".​

- O Ministério da Educação declarou, que aumentarão os salários dos professores. Seus salários diferirão dos salários dos professores universitários. Então você precisa aumentar os salários dos professores universitários? Além disso, o orçamento não tem esse dinheiro. Como você sai da situação?

- Nós não apenas afirmamos, que vamos aumentar,  - nós já levantamos. Este ano, seu salário, em média, cresceu 50%. O salário médio de um jovem professor, sem experiência - 3.930 UAH (Os professores ainda têm determinadas sobretaxas). Os professores da categoria mais alta tem, em média, no país (o salário médio leva em conta a carga média mais um pagamento adicional) 10 mil UAH. Ou seja, o salário médio do professor, de todas as categorias, agora é 6.500 UAH. No ano passado era 3.500 UAH.

No projeto do orçamento, que será submetido ao parlamento, é a promoção de professores para uma categoria, ou seja, o salário deve crescer em mais 25%. Eu levantei a questão na reunião do governo, para que, em 1º de setembro de 2.018 nós avancemos, em 25%, o salário dos professores do ensino superior, que são muito maiores. Se queremos uma educação de maior qualidade no ensino superior, devemos apoiar o professor ukrainiano.

Os recursos no orçamento, é claro, são limitados, mas os aumentos salariais são uma tendência, atenção da comunidade aos educadores. A reforma não ocorrerá, sem haver mudanças nos métodos de trabalho e no pensamento dos professores. Podemos aceitar excelentes padrões de trabalho, conseguir melhorar os livros didáticos e colocar computadores. Mas tudo isso não funcionará, se o professor não mudar.

Renovados os programas para 5 - 9 séries. Na internet. Nos sites do Ministério da Educação e Ciência, no Instituto de Modernização Educacional, no site "Nova Escola Ukrainiana" e EdEra há muitos sites didáticos novos  que os professores podem usar. Mas, se o professor não sabe usar o computador, não pode ir ao site e ver estes materiais, mostrá-los às crianças através do projetor, não haverá reforma.

O treinamento de professores é o maior desafio para estas reformas, e estamos prontos para investir nela. No projeto do orçamento para 2018, já há meio milhão de hryvnias para treinamento de professores.

- Como fazer, para que à escola vá um jovem e ativo professor, já que às faculdades pedagógicas entram não os estudantes mais fortes?

- Sim o principal - trazer para esta profissão pessoas talentosas. Para isto deve haver um elevado status social da profissão. Conheço muitas pessoas que tem vocação e estão prontas a para trabalhar na escola, mas dela se afastaram porque não conseguiam alimentar sua família. E, se a família tem dois professores? Quando eu concordei para o cargo de ministro, eu disse, que a prioridade - professor ukrainiano. O governo e o primeiro-ministro compreenderam e aceitaram isto. É por isso é preciso fazer, neste ano, esse progresso no salário. Além disso, para pessoas com talento, é importante realizar-se na profissão, porque hoje o professor está obstruído com muitas instruções e não inerentes, para ele, trabalhos. A lei sobre educação dá mais liberdade pedagógica a um professor. Os padrões educacionais determinam o resultado do ensino, como chegar a esses resultados o professor pode determinar sozinho.

- Alguns analistas sugerem, que o aumento de salários - é uma espécie de reverência para os professores, uma espécie de suborno político antes das próximas eleições. Afinal, opinião do professor, os pais consideram, os professores são membros da comissão nas eleições...

As eleições serão em 2019, propusemos o conceito de uma nova escola escola ukrainiana assim que cheguei ao cargo de Ministro. Aumentar salários e melhorar as qualificações do professor faz parte da reforma. E isto está sendo feito em 2017. Porque a reforma exigirá do professor mais do que ele faz agora. Precisará aprender novas técnicas de ensino, trabalhar em seu próprio desenvolvimento. O professor precisará dispor de mais tempo para sua atividade profissional. Se não confirmar isto com o crescimento de seu salário, essa chamada será um apelo vazio. O Estado deve dar um passo em direção ao professor - para ele estudar e mudar. Se temos vontade política, e queremos fazer nossa atual escola ukrainiana nacional, o aumento salarial é um passo necessário.

- Tudo isso é bom, mas para os professores urbanos. O destino do professor rural não é invejável. Quase todos eles mantém vacas, cultivam a terra, muitos professores vão à Polônia para trabalhar nas férias de verão. Sobre qual auto-desenvolvimento, novos materiais, criatividade pode tratar-se?

- O aumento de salários em 50% diz respeito aos professores rurais também. O professores da aldeia é um dos poucos, que tem garantia no recebimento do salário mensal. Frequentemente eu me encontro com professoras das aldeias, converso com eles e, acredite, que eles percebem este aumento. Obviamente, não é suficiente. E eles continuam precisando cultivar as hortas e manter gado, e isto é parte da cultura rural, porque a terra não pode permanecer simplesmente assim.

Nós precismos melhorar a infra-estrutura das escolas rurais. Nos últimos anos muito foi feito. Abrem-se escolas de apoio, nelas muito dinheiro é investido, são reparadas. O governo deu, no ano passado e neste também, dinheiro para os ônibus (Os ônibus compramos na proporção de 70 para 30. 70% do orçamento do estado, 30% - local).. Ou seja, as crianças têm o direito de estudar em condições normais. Estamos no século XXI, e ainda temos escolas com banheiros nas ruas!

- Quantas escolas assim na Ukraina?

- 841 instituições na Ukraina, das 16 mil, 600 escolas na Ukraina, agora tem o banheiro na rua. Portanto, deve-se investir na infra-estrutura escolar. Nossa posição: a escola primária deve estar o mais próximo do local da residência da criança. Lá, onde há crianças pequenas, deve haver uma escola primária. As crianças maiores devem ser trazidas para as escolas melhores. Se houver um lugar, onde houver menos de dez alunos numa classe - isso significa que um professor ensina várias matérias. Isto impede, imediatamente, o acesso a uma educação de qualidade. Nós já observamos, que quando os pais vêem que não somente falamos sobre essas escolas básicas, mas que o dinheiro está sendo investido nas escolas, e que elas tornam-se melhores, não reclamam que seus filhos são encaminhados para outras escolas. Aos pais mostraram estas escolas, eles concordaram. Hoje, já há casos, quando os próprios pais levam seus filhos para as escolas de apoio, apesar de ter uma escola mais velha em sua aldeia. Porque eles começam a entender o papel da boa educação para a criança.

- Claro, os professores que perdem seu local de trabalho e não querem ir a outra escola, são os que mais protestam. Que meus colegas professores não se ofendam, mas o sistema educacional foi criado para crianças. Portanto, ele deve funcionar de acordo com os interesses da criança.

- Quantas escolas na Ukraina estão conectadas a internet?

- Formalmente mais de 90%. Mas o  acesso à internet pode ser diverso, portanto, não temos estatísticas precisas.
No orçamento de 2018 há uma certa quantia de dinheiro, determinada, para iniciar o desenvolvimento da chamada plataforma eletrônica. Vocês sabem, que os manuais para 9ª série já não estão somente em livros impressos, mas há também versões gratuitas que podem ser baixadas. A criança pode ter todos os manuais didáticos no table. A plataforma eletrônica é o material eletrônico que os professores podem usar para construir a lição, o ensino.
Nós discutimos os programas para as classes 1-4 e para 5-9 na plataforma eletrônica. Para nós é importante, que a sociedade se torne nosso companheiro nesta reforma, para não haver retorno deste caminho. Para os pais pressionarem os professores e perguntarem, por que você não aproveita os materiais disponíveis gratuitamente?
Haverá agora uma experiência piloto em cem (100) escolas da Ukraina, onde um novo padrão para o ensino fundamental será preparado.Essas técnicas serão implantadas a partir de 1º de setembro de 2018. É o maior desafio para nós - treinar 20 mil professores, que receberão a primeira série no próximo ano letivo. Agora, para eles, preparamos um curso a distância, e depois eles terão cursos presenciais, onde estes métodos serão testados na prática. Tudo isso exige que as escolas tenham uma boa experiência na Internet e que tenham logística adequada. Vamos trabalhar nisso.

- A grande preocupação dos reitores é o fato de que, apesar de uma diminuição significativa no número de graduados das escolas, todos os anos cerca de 15 mil meninos e meninas (longe do pior nível de conhecimentos) vai estudar na Polônia e em outros países. Claro, com as medidas administrativas esse processo não se conseguirá sustar. Então, o que fazer?

- Aumentar a qualidade do ensino superior. Os pais pensam, que, se pagam uma certa quantia nos países vizinhos, seus filhos terão melhores condições no albergue juvenil, diploma de padrão europeu. Mas, muitas vezes, os pais se tornam vítimas do engano. Nem todas as instituições estrangeiras  de ensino superior são tão maravilhosas assim. Várias universidades no exterior são "pontos de transbordo".  Fazem parecer que há um processo educativo, emitem diplomas, e esses diplomas no mercado de trabalho não são citados. No exterior, como em nosso país, existem instituições de ensino superior com baixo nível de ensino.Existem outros fatores de "migração estudantil". É a guerra no leste. Os pais querem proteger as crianças e enviá-las para outras condições. O terceiro fator é o mercado de trabalho. Os pais esperam, que o filho (a) após o estudo no exterior possa encontrar o trabalho lá. A única saída é aumentar a qualidade do ensino superior na Ukraina, desenvolver o mercado de trabalho, para que o nível dos salários no mercado aumente, desenvolver pequenas e médias empresas, para que haja mais lugares onde nossos graduados possam se realizar.

- Continuamos a receber sinais de que, durante a compilação de exames, professores em universidades e nas escolas continuam a receber subornos. Quantos professores na Ukraina tiveram de ser afastados pela aceitação de suborno?

- Pelo que os professores nas escolas podem receber suborno... Aqui há um outro problema: repetência. Quando uma criança não acompanha o ensino na escola, e depois isto é carregado através de tutoria, então por isto, os pais devem pagar. No entanto, os exames escolares importantes realizam-se sob a forma de ZNO (Testes externos de avaliação independente), o espaço para abuso é menor. Nas instituições de ensino superior, esse problema existe. Isto depende da cultura acadêmica de cada universidade. Se isto se permitem a administração, os professores, então lá aceitarão subornos. Esta pergunta é para o Ministério Público. Concretos números, quantos professores concussionários, nós não temos. Porque não é o Ministério da Educação que mantém esses registros, mas as agências de aplicação da lei.

À parte de estudantes é mais fácil dar o suborno do que estudar. Frequentemente temos sinais - ora alguém foi pego no suborno, ora lá. Melhor maneira - punir por isto, outros terão medo.

Você se tornou ministro pela quota da Frente Popular. Sabemos, qual é a classificação dela agora. Você não tem preocupação sobre o destino da nova escola ukrainiana, se o equilíbrio do poder no parlamento mudar significativamente?

Uma nova escola ukrainiana será obrigatoriamente. Isto já é um capricho de um grupo específico de funcionários do governo, especialistas. Esta escola é desejada por maior parte da sociedade ukrainiana. Nós temos pais, jovens progressistas, que vêem, que no século XXI não se pode ensinar seus filhos, do mesmo modo de dez - vinte anos atrás. Nós devemos fornecer novos métodos para que as crianças aprendam novas competências. Isto significa que eles devem receber não apenas conhecimentos mas também a capacidade de aplicá-los para resolver problemas práticos. Porque o fluxo de informações hoje, não é comparável a o que foi a 20 - 30 anos atrás. Eles precisam entender a informação neste mar, pensar criticamente, argumentar sua posição. Então teremos cidadãos normais que poderão fazer uma escolha consciente, inclusive políticas. Então haverá perspectivas para o desenvolvimento do país. 
Se me preocupo com uma nova escola ukrainiana? Sim, porque ela pode vir logo, mas pode demorar. E isto depende da vontade política. Portanto dispensamos muita atenção à popularização destas idéias. Quando esta idéia é idéia da sociedade, não de uma força política ou governo, então com a mudança (e em uma sociedade democrática o poder deve mudar) a sociedade vai pressionar os novos governantes, para continuar o trabalho.

Conte sobre sua família. Onde trabalham, estudam seus filhos, marido. Sei que você tem duas netinhas. Como você conseguiu permanecer tão jovem?

- Meu marido - professor. Trabalha como vice-diretor de uma escola profissional, uma das maiores da Ukraina (em Kyiv). Esta escola sofre devido a todos os problemas clássicos nos locais de construção intensiva. Ela foi projetada para 1.100 alunos, hoje tem 2,5 mil. Os professores devem realizar o processo de aprendizagem nas aulas, onde há 42 alunos.  Minha mãe é professora em Lviv. Já tem muitos anos mas sempre é convidada para dar aulas. E isso lhe dá inspiração. Ela sempre foi meu exemplo. Minha filha é advogada, mas agora trabalha no sistema educacional. Ela conclui a Academia Kyiv-Mohyla, e para nós falta advogados no setor educacional. O filho é graduado pelo Kyiv-National Linguistic University. Tenho dois netinhos, e quando penso em uma nova escola ukrainiana, faço esta escola para eles também.

Como consigo parecer "tão jovem"? É necessário ter uma finalidade  pela qual você compreende, que deve levantar cedo, apesar de tudo. Felizmente esse objetivo eu tenho, é a reforma da educação. Também me mantem o amor e o apoio de meus parentes.
Terceiro - a todos os nossos adversários, devemos ter boa aparência, lutar e ter forças para esta luta. Para isto é preciso cuidar da aparência e restringir a alimentação.

Tradução: O. Kowaltschuk

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