sábado, 22 de julho de 2017

Hrytsak acusou Rússia na organização de ações em Kyiv
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 22.07.17
Ekaterina Tishchenko


O chefe do SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) Vasyl Hrytsak acusa a gerência sênior da FR (Federação Russa) em tentativa de minar a situação social e política da Ukraina neste verão. Em uma coletiva, no sábado, ele disse que, de acordo com as informações atuais, em uma reunião fechada da gestão do topo da FR, em maio, o presidente russo, Vladimir Putin, criticou seu assessor de operações Vladislav Surkov pelo fracasso de desestabilização da situação sócio-política na Ukraina.

"No entanto deu-lhe uma nova tarefa - o mais rápido possível alcançar o chamado "regime de desestabilização da situação sócio-política na Ukraina. "Mas deu-lhe uma nova tarefa - o mais rápido possível alcançar o chamado regime dirigente na Ukraina", - disse Hrytsak.

Ele declarou que em 12 de julho, conforme indicado pelo lado russo, foi organizada a tentativa de capturar a recepção pública do Procurador-Geral da Ukraina.

Foram  contratadas 34 pessoas - representantes de uma estrutura para-militar e desempregados - 400 "hrevnia" para cada um .
O cenário geral veio de Moscou. "Segundo cenário dos curadores de Moscou, os participantes da ação deviam capturar a recepção da GPU (Procuradoria Geral da Ukraina), acorrentar-se dentro, cobrir a recepção com a trazida consigo tinta vermelha, abrir os cartazes com exigências de caráter político", contou o chefe do SBU.











Os detidos, executores da provocação russa, falam sobre ações encomendadas: "... permaneço na cidade de Kyiv em procura de trabalho... Na praça da estação a mim aproximou-se um desconhecido... e propôs um trabalho pago, participar da ação sob o prédio da Procuradoria Geral, pelo que receberei 400 "hrevnia", com o que eu concordei..."

Segundo suas palavras, para ação foram contratadas 34 pessoas - rapazes com roupas camufladas e desempregados, que deveriam fazer o papel de representantes de batalhões voluntários.

"Com a polícia nós os detivemos. Durante o interrogatório os participantes declararam, que foram contratados para ações pagas, de 400 "hryvnias".
Os detidos foram levados à polícia em Pechersk, aonde todos eles deram indicações incriminadoras aos organizadores da ação", - disse ele.

Segundo Hrytsak, a próxima provocação planejavam realizar na recepção pública da Administração Presidencial da Ukraina.

"Posso mostrar "skrinshot" da correspondência, onde mostra um plano de provocações, enviado por Moscou", - disse ele. Hrytsak também declarou, que em apenas uma semana, de 28 de junho a 4 de julho, SBU desmascarou 6 (seis) tentativas da FR em organizar protestos sob Embaixada da Polônia, na Ukraina.

05 de julho de 2.017 - sétima tentativa - organização de provocações junto às acomodações diplomáticas da Polônia na Ukraina. Preço russo - 3 (três) mil dólares americanos. Incluídos 29 representantes do meio criminal (pagamento a cada um - 1.000  "hryvnias". O cenário geral enviado de Moscou.

"05 de julho o Serviço ukrainiano antecedeu-se à sétima tentativa de provocações organizadas. Também seria junto ao Consulado da Polônia, na Ukraina. Preço da ação - 3.000 dólares. Os contratados representantes do ambiente criminal deviam construir uma improvisada forca, despejar tinta vermelha, queimar imagens de figuras históricas polonesas, inflamar incêndios", - disse ele. 

Instruções aos participantes da provocação russa.


Locomoção de participantes ao local da realização de ações (transporte - despesa russa).

De acordo com Hrytsak, o Serviço de Segurança documentou a realização informativa dos participantes e sua locomoção até o lugar do acontecimento. Naquele dia SBU, com polícia, deteve 29 provocadores. Entre eles estavam o organizador da ação, que já forneceu evidências dos encomendadores.

Separados "instrumentos" da provocação russa.


"Serviço definiu os organizadores das ações anti-ukrainianas. Todos eles estão no território russo. Vocês estão bem familiarizados com seus nomes", - disse Hrytsak.

Curadores e coordenadores das ações anti-ukrainianas.



Ele nomeou as pessoas que encomendavam as ações pertenciam à administração do presidente russo. Um dos curadores, segundo Hrytsak, era Surkov. Entre as pessoas, que envolviam-se com a organização e apoio financeiro, o presidente do SBU nomeou os antigos altos funcionários ukrainianos Mykola Azarov, Vitali Zakharchenko, Andriy Klyuyev.


Coordenadores das ações e suas atividades na Ukraina.

"Executores - ativistas pró-russos com a participação de representantes OZU (Memória operativa), elementos criminais, e também, infelizmente, alguns cidadãos patrioticamente cegos, que por 500 "hrevnias" participam de quaisquer ações", disse o presidente do SBU.

Ele acrescentou que o lado russo não conseguirá abalar a situação na Ukraina.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário