quarta-feira, 28 de junho de 2017

O ataque Cyber contra Ukraina preparavam um mês
Ukraina Moloda (Ukraina Jovem), 27.06.2017

Ciberataque sem precedentes, com aproveitamento do vírus "Paty. A" preparavam com a finalidade de desestabilizar a situação na economia e na consciência social da Ukraina durante um mês.
Isto foi dito por um membro do Conselho do Ministério do Interior, deputado Anton Gerashchenko no Facebook.

"Hoje, às 11:00 horas contra o nosso país, começou um maciço ataque cibernético, com utilização de uma versão modificada para Ukraina "wannacry" - "cryptolocker". A carta que continha o vírus, vinha, na maioria pelo correio (e-mail). Poucos dias antes e até semanas até o dia de hoje. Hoje podemos dizer que o ataque preparava-se não menos de um mês", - escreve o senhor Gerashchenko.

Ele disse, que as cartas, que chegavam aos destinatários - residentes na Ukraina, estavam no idioma russo e ukrainiano.

Os organizadores do ataque conheciam bem a especificidade de envio de cartas oficiais do setor comercial e estatal e mascaravam o envio de cartas oficiais do setor comercial e estatal e mascaravam o envio de cartas, que continham vírus, as quais por curiosidade abriam inexperientes usuários. Na programação do código o vírus foi colocado para o dia 27 de junho às 11:00 horas, - avisa o deputado.

Segundo seus dados, o ataque cibernético, que tem seu objetivo final a tentativa de desestabilização econômica e consciência social da Ukraina, estava disfarçada sob tentativa de extorquir dinheiro dos proprietários de computadores.

O senhor Gerashchenko acrescentou, que o vírus criptografa todos os dados do disco rígido e exige resgate de várias centenas de dólares.

O objetivo deste ataque cibernético, provavelmente foi programado para o Dia da Constituição da Ukraina. Existem escritórios de bancos, redações de meios de informação, objetos de comunicação de mídia, transportes, telecomunicações e energia. Os danos serão significativos, mas não catastróficos. Nosso país não é usuário de sistemas tão grande como Europa, EUA e outros países economicamente desenvolvidos", disse o deputado.
Ele acrescentou que em sua opinião, os ataques cibernéticos, embora os mais ambiciosos na história da Ukraina, não são os últimos.

Os especialistas ukrainianos em segurança cibernética pararam os maciços, sem precedentes ataques na rede corporativa e órgãos governamentais, na quarta-feira, dia 28.

A situação está sob controle de especialistas em cibersegurança. Agora eles trabalham na restauração de dados perdidos.

Tradução O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário