domingo, 30 de abril de 2017

Banco de Poupança (Oshchadbanco) concluiu a transferência de fundos de Yanukovych.

Banco de Poupança concluiu a transferência de US $ 1,5 bilhões roubados pelo rodeamento de Viktor Yanukovych e confiscados hoje pela Procuradora Geral.
Vysokyi Zamok, (Castelo Alto), 28.04.2017














O tribunal de última instância permitiu o confisco de 1,5 bilhões de dólares, presos, que pertenciam ao ex-presidente Yanukovych e seu cerco. 
"Agora realiza-se a transferência desses recursos ao orçamento do Estado" - acrescentaram no Conselho de Segurança Nacional. 

Turchenov explicou, porque o dinheiro de Yanukovych devolveram através dos tribunais.  
Devido à recusa do Parlamento em aprovar a lei sobre confisco especial, a Procuradoria Geral através dos tribunais transferiu para o orçamento do Estado 1,42 bilhões de dólares presos nas contas de empresas não residentes, relacionadas com Viktor Yanukovych e sua comitiva.

Isto foi dito pelo Secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa (NSDC). Turchenov durante a entrevista no "Savings Bank", informou o Serviço de Imprensa do Conselho de Segurança Nacional.
Segundo o secretário do Conselho Nacional de Segurança, "um ano e meio acontecia uma epopeia, quando pela iniciativa dos deputados Pashybskyi, Vinnyk, Chornovil, outros, foi apresentada a lei sobre confisco, o qual o Parlamento recusava-se votar".

Dado que o Parlamento não tomou esta posição, quero agradecer a Procuradoria Geral, pessoalmente ao Procurador-Geral da Ukraina Yuriy Lutsenko, porque eles trabalharam profissionalmente e receberam não simplesmente a decisão sobre provisório confisco, mas a decisão final quanto a transferência destes fundos para o orçamento do estado da Ukraina", - disse Turchenov.

O secretário do NSDC disse que a decisão do Tribunal, que permitiu o confisco, era de princípio, porque esses recursos preveem financiamento para compra estatal de produtos de defesa.
Também, eu acredito que, além da segurança e defesa, uma considerável parte do dinheiro poderá ser usada para financiamento de programas sociais sérios, para proteção de nossos cidadãos", disse ele.

Segundo Turchenov, a gestão do"Savings Bank" iniciou a decisão do tribunal e junto com o Tesouro do Estado deve formalizar estes valores para as contas estatais.

O dinheiro confiscado do ex-presidente Viktor Yanukovych deve ir para fortalecimento das Forças Armadas, necessidades sociais dos militares e outras camadas da população, disse Poroshenko por ocasião da cerimônia de entrega, aos guardas de fronteira, de modernas comunicações de rádio, recebidos dos Estados Unidos.

"Eu vim aqui após ter sido informado pelo Procurador -Geral e Secretário de Segurança e Defesa. E hoje, a zero hora entrou em vigor - o confisco de 1 bilhão e 400 milhões de dólares (segundo pesquisa hoje, 30 de abril, um USD vale 26.525 UAH - OK)

O dinheiro foi roubado do povo da Ukraina, retirado do bolso de cada ukrainiano. E hoje, com nossos esforços conjuntos, graças aos investigadores da Procuradoria Geral, nós restauramos a justiça e devolvemos o dinheiro para o orçamento do Estado", - disse Poroshenko.
"Eu me dirigi ao governo e ao parlamento, para que aprovem alterações relevantes ao orçamento do Estado - e o primeiro uso prioritário deste dinheiro será para restauração da capacidade de combate das Forças Armadas, da Guarda Nacional, do Serviço de Segurança da Ukraina, do Serviço Nacional de Fronteiras e da Polícia Nacional", - disse o Presidente.
Também estes fundos devem ir para a construção de uma fábrica para produção de munição, compra de novos meios de guerra eletrônica, novos radares e drones".

É muito importante começar a construção de novos albergues para militares contratados, e hotéis militares nos territórios de cada brigada. Esta é uma nova abordagem para a proteção social dos militares".
É importante, que parte desses fundos vá para construção de um centro de reabilitação para soldados da ATO que sofreram durante a agressão russa. (Muitos passam por reabilitação nos países vizinhos ou, até, nos Estados Unidos" - OK).

"E ainda, o presidente quer usar uma parte desses fundos para "proteção social das populações mais vulneráveis - para que eles não sejam gastos nas necessidades diárias, mas investidos na infra-estrutura, e por muitos anos trabalhem para o povo ukrainiano."

"Esta é a renovação da justiça, e isto é, o que espera de nós o povo ukrainiano após a Revolução da Dignidade, após o Maidan", disse Poroshenko.

Poroshenko: "O julgamento do ex-presidente Yanukovych começará no dia 4 de maio, há provas irrefutáveis. O julgamento do ex-presidente, sob a acusação, será à revelia. A acusação é traição ao Estado. A acusação foi estabelecida com investigação, peritagem, provas irrefutáveis e inegáveis", - disse o Presidente. Segundo ele, este também é um passo para renovação da justiça, bem como o confisco dos bens de Yanukovych.

Lutsenko: "A decisão sobre confisco de fundos de Yanukovych não se sujeita a recurso". "No plano legal tudo foi perfeitamente realizado, informou o procurador-geral Yuri Lutsenko sobre entrada em vigor  da decisão do tribunal sobre o confisco de 40 bilhões de UAH (hrevnia) recursos do assim chamado "obshchak" (Não consegui encontrar a tradução desta palavra, pelo sentido da frase talvez possamos imaginar o significado - OK) de Yanukovych, que foi formado por seus auxiliares do agrupamento criminoso. Ele observou que a esta decisão já não cabe recurso e, por isso, hoje, já acontece a sua implementação pela transferência destes fundos dos bloqueados recursos do Savings Bank, que pertenciam a grupo criminoso, para o orçamento do Estado", - diz no comunicado.

Lutsenko observou que estes fundos "foram roubados de cada ukrainiano. "Nós trabalhamos duro por seis meses, a fim de apresentar um resultado jurídico, no plano legal e perfeitamente realizado".

Yanukovych nega s US $ 1,5 bilhão e entrou com uma ação para proteção de sua honra devido a alegações sobre a remoção de $ 1,5 bilhão. Seu advogado Vitaly Serdyuk, sobre o confisco de 1.5 bilhões de dólares, disse que isto é mentira. Que ele possui, em mãos, uma declaração de contas de Viktor Yanukovych do "Savings Bank".  A quantidade de dinheiro que Yanukovych possui neste banco é, cerca de 28 milhões de UAH, que esta quantidade está presa e não está sendo confiscada agora. E que esta conta é particular, economias pessoais. Ele pede que a Procuradoria Geral da Ukraina apresente os documentos.

Lutsenko: O dinheiro de Yanukovych vem de centenas de contas. A transferência de recursos do ex-presidente Yanukovych e sua equipe será concluída até o final do dia. Ele declarou que a decisão foi emitida pelo Tribunal Kramatorsk um mês atrás. Não houve apelação, a decisão entrou em vigor (Kramatorsk, na região leste, da província Donetsk, com cerca de 173.700 habitantes - OK). Ele acrescentou que o dinheiro não vem de uma única conta, mas várias.

"Lutsenko disse que o $ 1,5 bilhão foi "lavado" em cerca de 500 empresas". Ele declarou isto em uma conferência de imprensa. "E que através destas 500 empresas, o dinheiro caía à chamada "lavanderia global". Acompanhar a sua exata passagem esforçavam-se os juízes de instrução da Procuradoria Geral, os serviços do Financial Monitoramento, nossos colegas do exterior. Isto aconteceu através de várias empresas", - disse o chefe da GPU.

No final, os recursos vinham à tona no Chipre e Letônia, depois na Ukraina, onde as próximas a Yanukovych empresas compravam, especialmente produzidos para esta finalidade títulos de 8% anuais em moeda estrangeira. Todos os fundos em 2014 foram congelados em contas de "Savings Bank", , "Eximbank" e "Privatbank", e agora, pela decisão do Tribunal da cidade Kramatorsk foram confiscados e transferidos para o tesouro do Estado. "Eu me surpreendo, porque a mafia colombiana  não aproveitou tão bela oportunidade de lavagem de recursos financeiros", resumiu Lutsenko.

Lutsenko disse que serão infrutíferas as chances de Yanukovych de escapar dos roubados $ 1,5 bilhões. Ele declara que a tentativa dos advogados de  Yanukovych em provar que, as companhias das quais confiscaram $ 1,5 bilhões, não se relacionam com seu cliente.

"Eu tenho decisões judiciais, que claramente estabelecem que a organização criminosa de Yanukovych fez tais passos financeiros e estes recursos, desta organização criminosa confiscam-se hoje. Estes recursos não são do cidadão físico Yanukovych... Advogado, certamente, tem direito a quaisquer ações. Na verdade, isto nós observamos já por dois meses. Penso que ainda vamos observar por muitos meses, porque a Procuradoria Geral da Ukraina também prepara-se a 4 de maio, quando começará o julgamento do cidadão Yanukovych, que é acusado de traição do estado",- disse Lutsenko.
Segundo suas palavras, a existência de uma organização criminosa liderada por Yanukovych e uma série de outras pessoas, tais como Arbuzov, Kurchenko, Klemenko, - legalmente  estabelecida.

"A primeira sentença no caso desta organização entrou na força da lei. Então os fundos desta organização criminosa liderada por Yanukovych confiscam-se hoje para o orçamento do Estado", - disse o procurador geral.

A transferência, de confiscados pela Procuradoria Geral, do grupo criminoso, de $ 1,5 bilhão  completou-se! A operação foi executada através dos computadores por boas trabalhadoras do "Oshchad" - escreveu ele.

Lutsenko disse, se isto fosse em notas de 200 dólares, seu peso seria de 15 toneladas: a olho - elefante africano com bebês. Ele acrescentou que a questão agora é com o governo e parlamento.

"É necessário, que ainda neste ano os cidadãos comuns da Ukraina possam sentir o resultado desses fundos retornados da máfia". - disse Lutsenko.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário