quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Fábricas de Akhmetov param a produção. Bloqueio comercial continua.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 21.02.2017
Iana Polanska


Os deputados na terça-feira ativamente discutiam o bloqueio comercial dos territórios ocupados, enquanto os apoiantes de tais ações piqueteavam as paredes do Parlamento. Após as rixas entre os ativistas e policiais, no domingo, os organizadores insistem, que não têm a intenção de provocar ninguém, mas apelam para aprovar a lei "Sobre territórios ocupados". Ela, dizem nos bastidores, pode ser colocada na ordem do dia, já na quinta-feira. Os opositores também apontam, que o bloqueio pode minar a estabilidade econômica e prejudicar os mineiros ukrainianos que trabalham na parte não controlada de Donbas.

O bloqueio dos territórios temporariamente ocupados continua. Na sede de coordenação informaram, que o primeiro-ministro Volodymyr Groisman aceitou o diálogo. Os ativistas expressaram suas demandas: libertação imediata dos presos e aprovação da lei sobre os territórios ocupados.

Em resposta, o primeiro-ministro propôs aos "representantes do bloqueio comercial Com os ocupantes" entrar na comissão da troca. E garantiu, informam os ativistas, que o Gabinete Ministerial cancelará as permissões do Serviço de Segurança para circulação de mercadorias e emitirá um decreto, que regulamentará a circulação de mercadorias.

Neste contexto, Steel Plant Yenakiyevo (Empresa metalúrgica de Yenakiyevo e PAT (Sociedade anônima de acionários) "Krasnodon vuguillya" (carvão), que encontram-se no território não controlado pelo governo ukrainiano de Donbas, já anunciaram a cessação da produção devido a ações militares prolongadas e bloqueio do tráfego ferroviário.

"Após o bloqueio do tráfego no trecho Yasenuvata - Skotovate, a importação de matéria prima e exportação de produto acabado tornou-se impossível", - diz o comunicado.

Em geral, a empresa do oligarca ukrainiano, proprietário da companhia "Metinvest" Rinat Akhmetov, pode perder até US $ 30 milhões a cada mês, devido ao bloqueio econômico de Donbas. Sobre isto avisa a sociedade de investimento Dragão Capital. 

Nos territórios ocupados devem passar os produtos alimentícios e produtos de primeira necessidade - disse Sobolev.

É importante que os territórios ocupados sejam reconhecidos ocupados juridicamente. Que o comércio com eles seja proibido, -  disse Yegor Sobolev.

O mencionado pelos ativistas projeto de lei "Sobre os territórios ocupados", deve ser submetido a votação na quinta-feira, aprovar a base, e depois recolher as proposições referentes a ele. Sobre isso diz o deputado da "Auto-Suficiência", um dos organizadores do bloqueio Yegor Sobolev.

"Para nós, esta decisão é muito importante que os territórios ocupados sejam reconhecidos, juridicamente, como territórios ocupados. Para que o comércio com eles seja proibido. Que possamos permitir somente a venda de alimentos (para o nosso povo ocupado), bens essenciais e ajuda humanitária. Mas, não sob controle de Rinat Akhmetov, mas pelas organizações internacionais", - disse ele.

Se "cessam" as empresas que pertencem a "Rinat Akhmetov", ao Banco de Desenvolvimento e Atividade Econômica Externa da Federação Russa e outros parceiros do presidente Vladimir Putin" - isto significa que para atacar Ukraina haverá menos recursos e dinheiro". Assim Sobolev comentou a declaração de empresas "Metinvest" sobre cessação do trabalho.Tal posição também é partilhada pela facção "Pátria". Seu líder Yulia Tymoshenko está convencida de que o comércio com os territórios ocupados permanece, porque com isto ganham as primeiras pessoas do Estado.

"Bandidos, ocupantes, enviam carvão para o lado ukrainiano, por intermédio das autoridades ukrainianas. Isto são produtos para quase um bilhão de dólares. Este dinheiro é dividido entre todos os envolvidos nestes negócios corruptos e imorais", - disse Tymoshenko.

As empresas foram construídas no período soviético, orientadas para uma determinada qualidade de carvão - diz Dolzhenkov.

Já o líder da facção "Frente popular" Maxim Burbak  acha que o bloqueio deve ser implantado apenas na forma legal, para que Kremlin não use este tema para minar a situação interna.

Maxim Burbak
"Nós apelamos aos ukrainianos para estarem vigilantes, para não permitir que sejam usados pelas forças, que financiam-se e agem sob as ordens de Moscou. O governo, urgentemente, deve proibir o comércio com os territórios ocupados de Donetsk e Lugansk, aprovando a relação de mercadorias e objetos, que podem ser importados através da linha de fronteira em ambas as direções. Trata-se, exclusivamente de produtos comprados ou vendidos pelas empresas registradas no território ukrainiano, e que pagam imposto na Ukraina" - diz Burbak.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário