quarta-feira, 25 de maio de 2016

Nadia Savchenko voltou hoje para Ukraina.
Imprensa ukrainiana, 25.05.2016.

Avião com Savchenko pousou no aeroporto de Kyiv. A notícia do retorno de Savchenko foi dada pelo presidente Poroshenko no Twitter.


Irina Gerashchenko, representante da Ukraina no subgrupo humanitário, disse que até o final do mês de maio serão libertados mais dois cidadãos ukrainianos prisioneiros na Rússia, e que isto é apenas o primeiro passo para libertação dos demais presos.


Nadia Savchenko foi trocada por dois militares russos: Alexander Alexandrov e Eugênio Yerofeev.
Savchenko não cumprirá a pena na Ukraina porque o presidente Putin assinou o decreto de seu indulto. Bem como presidente Poroshenko em relação aos dois russos.


Iryna Gerashchenko: 
A este dia precederam dezenas de reuniões com o presidente, centenas de esgotantes reuniões, conversas pesadas com sua mãe (de Nadia), esforços de políticos e diplomatas ukrainianos e família - mãe e irmã, milhares de ações de todas as pessoas de boa vontade do mundo todo, negociações de Minsk, onde os oponentes exaltavam-se de raiva apenas por simples menção do nome Savchenko. Não houve nenhum encontro do presidente e ministro de Relações Exteriores, onde não conversassem sobre Savchenko.  Aonde não exigissem sua libertação. Esta operação preparava-se nos últimos meses. Esperávamos a resposta da FR. Mas quando surgiam informações não procedentes, o lado russo adotava uma pausa... Ainda hoje, quando a informação vazou, ficamos muito preocupados...
Hoje, nós com Sviatoslav Tsegolko, às 8:00 horas, entramos no avião presidencial, com medo. Nós não podíamos descer a escada. A operação era dirigida pelo chefe do SBU (Serviço de Proteção da Ukraina). Segundo o acordo, Nadia devia entrar no avião no mesmo momento que o avião russo, em Kyiv, recolhesse a bordo os seus dois militares.

Esperamos uma hora. De repente os telefones tocaram sem parar: a imprensa russa explodiu com a notícia. Tudo parou. Estávamos nervosos. Mas, de repente, tudo funcionou. Nadia saiu, rodeada por dez homens uniformizados. Ela olhou o céu e avidamente aspirou o ar. Ela entrou no avião e gritou: "Glória a Ukraina!" Oferecemos-lhe um buquê em cores patrióticas. "Eu não gosto de flores!" cortou Nadia (Ouçam, caros colegas, eu lhes aconselho não dar flores para Nádia- disse Iryna). Ela coloca o buquê ao lado. "Isto darei à minha mãe" - disse. Finalmente nós nos abraçamos. Ela - como corda esticada, ainda não acreditava no que estava acontecendo, disse que ficou 5 (cinco) horas sentada naquele ônibus. Ela, talvez tivesse outra imaginação destes primeiros momentos. Ela tirou suas botas de inverno, psicologicamente afastou-se. Mostrou-nos seu simples tesouro que levava para Ukraina: dobraduras de papel que construía para ocupar-se. E presente para mãe no dia de seu aniversário: pratinho colado, que não conseguiu entregar, em março. E ainda - dois enormes pacotes com cartas. Essas são apenas aquelas que recebeu este mês!

Depois ela foi à cabine dos pilotos e, finalmente, sorriu. Sinceramente, sorriso largo e feliz. Ela já não é ouriço. Só na cabine ela sentiu que tudo o que acontecia  - era verdade.

Nadia falava, anunciava as palavras que quer dizer às pessoas que a apoiaram. De repente, levantou-se e precipitou-se à cabine. "Eu tenho que ver a passagem da fronteira!!! O! Ukraina! Kharkiv! Voamos para Chuchuiv!" - ria ela.

Duas horas de viagem nós conversávamos sobre a libertação de todos os outros. Nadia queria saber de todos, quantos estavam na Rússia, quantos em ORDiLO, e como estão suas negociações. Dissemos que em breve esperávamos notícias positivas sobre Gennady Afanasyev e Yuri Soloshenko. Nadia quer que todos sejam libertados. Acredito que serão.

Finalmente Ukraina. A mãe e irmã puderam abraçar Nadia. 
Mas, nós - continuamos trabalhando. Devemos libertar todos.

O presidente Poroshenko entregou a piloto ukrainiano Nadia Savchenko o prêmio mais elevado do Estado da Ukraina - a Ordem Estrela de Ouro ("Golden Star") - Herói da Ukraina, pela 


indestrutível vontade, coragem social, e sacrifício em servir ao povo da Ukraina. O presidente também disse que Nadia é o primeiro soldado do sexo feminino premiado com esse alto posto e prêmio. 
No final ele agradeceu aos companheiros de luta da Nadia, e a todos os quase 200 jornalistas que levarão a verdade ao povo da Ukraina.


Segundo Peskov, secretário de imprensa, a Putin pediram pela Savchenko os parentes dos jornalistas Igor Korneliuk e Anton Voloshin (os jornalistas russos supostamente mortos com auxílio de Savchenko) e intermediário entre eles foi o compadre de Putin (e traidor da Ukraina) Viktor Medvedchuk. (Se os parentes  dos jornalistas pediram pela Savchenko é porque eles não conseguiam mais suportar tanta mentira e assistir ao sofrimento de pessoa inocente - (OK).


Na foto, alem do presidente Putin, Catarina Korneliuk - viúva de I. Korneliuk; Marianna Voloshin - irmã de Anton Voloshin e o compadre ukrainiano de Putin - Viktor Medvedchuk.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário