quinta-feira, 28 de abril de 2016

Beneficiários e preferenciais (investigação).
Jornalistas calcularam quanto dinheiro do orçamento estatal vai para abastecimento dos ex-presidentes o oradores.
Radio Svoboda ( Rádio Liberdade), 25.04.2016
Programa "esquemas"
Serhii Andrushko

Após a Revolução da Dignidade, o governo anunciou a abolição total de benefícios e privilégios para os antigos altos funcionários. Na verdade, a boa vida, de um número limitado de pessoas continua sendo paga do orçamento, ou seja, pelos contribuintes. Quem são eles - relacionam os jornalistas do programa "Esquemas, projeto conjunto da Rádio Liberdade e o tele-canal "UA: First"

https://www.youtube.com/watch?v=G0Yj6HjK1y4

A casa de férias em "Koncha Zaspa" de administração do governo é conhecida pelo fato que aqui, entre outros, residem os atuais e antigos altos funcionários, aos quais, anteriormente, a moradia foi dada para aproveitamento para toda a vida, como privilégio do Estado. Atualmente a administração do complexo parou de fornecer informações sobre seus moradores. As últimas o diretor da casa Viktor Bulychenko forneceu uma lista em resposta ao pedido de informações no ano passado. A resposta deste ano diz, que fornecer a lista de residentes, "a administração não tem bases legais".

Seis meses após Euromaidan, em novembro de 2014, o governo anunciou o cancelamento de benefícios significativos vitais e, privilégios para as altas ex-autoridades. "Nós concluímos o procedimento para privar os ex-funcionários de vários benefícios e privilégios. Hoje nós concluímos esta etapa. Cancelamos uma série de dispositivos com os quais garantia-se spa, serviço automotivo de antigos presidentes, primeiros-ministros e ministros. Os altos funcionários, antigos e atuais devem viver pelos mesmos padrões, que a sociedade", - disse o ministro do Gabinete Ministerial Ostap Semerak.

Carro para orador (speaker). Para vida toda.

Mas os benefícios para os ex-potenciais no ano do término do Maidan não foram cancelados para todos. Por exemplo, de acordo com a declaração, a conta bancária do ex-presidente do Parlamento Volodymyr Lytvyn, no ano passado enriqueceu para seis milhões de UAH, e de sua família em mais 11 milhões. Ele explica, que estes fundos mantem-se em dólares americanos, euro e francos suíços. Também Volodymyr Lytvyn e sua família têm prestigiosos carros. No entanto, o Estado até agora, lhe dá para uso carros oficiais Toyota Land Cruise, com motorista.

Volodymyr Lytvyn tem muitas poupanças.
"Em princípio, este carro fica parado. Eu uso o meu próprio carro, porque recebo três litros de gasolina por dia" - disse ele. Também disse que quase não utiliza o carro, mas à pergunta para que ele o tem, não conseguiu responder.

No entanto, na garagem do Parlamento declararam, que realmente para os carros do ex-orador agora já fornecem 10 litros de gasolina. "Anteriormente dávamos 3 litros porque faltava gasolina. Fornecemos 10 litros por dia, exceto finais de semana e feriados", - disse Andrei Nagorny, chefe de manutenção de veículos do Parlamento ukrainiano.

Garagem do Parlamento ukrainiano.
Mais um ex-orador, ex-regional Volodymyr Rebak também tem um carro com motorista. Ele dirigiu o Parlamento durante os espancamentos e fuzilamentos no Maidan. Ele, o recebimento de privilégios não reconhece, embora também não negue que tem um automóvel oficial, mas queixa-se do montante que deve pagar pelo aluguel da casa em Kocha Zaspa. "Pelo mês de fevereiro pediram 18 mil e tudo eu devo pagar, eu penso o que fazer a seguir", - diz Volodymyr Rebak.

Neste local, de acordo com Rebak, anteriormente havia uma construção de madeira.
Segundo suas palavras, a casa em que reside, ele reconstruiu a suas expensas, mas "Koncha Zaspa" levou-o para balanço"e agora exige o pagamento condominial.

De acordo com informação oficial, atualmente a Procuradoria Geral da Ukraina realiza investigação pré-julgamento dos crimes de Volodymyr Rebak, previstos nos artigos 364 e 366 do Código Penal da Ukraina. Estes artigos preveem responsabilidade criminal por abuso de poder e falsificação. 
Esta informação "Esquema" recebeu em resposta a um pedido ao GPU (Procuradoria Geral da Ukraina). Anteriormente, os meios de comunicação relatavam, que o advogado Galina Ivanenko recorreu ao Tribunal devido à inércia da Procuradoria Geral na investigação da adoção de leis de 16/0-/2014. E isto o ex-orador não reconhece: "Nenhuma pretensão a mim não houve e não haverá", - diz ele.

Mas Alexander Turchenov, pelas suas realizações profissionais pode escolher, qual carro dirigir. Ele tem, garantidos, dois automóveis. Do Parlamento, a ele como ex-orador, fornecem Skoda Octavia, com motorista, e da Administração Estatal, já como secretário do Conselho de Segurança Nacional - o segundo carro. Verdade, que carro, segredo oficial.

Oleksandr Turchenov pode escolher, qual carro usar.
No total, com os carros e motoristas de seis antigos oradores do parlamento ukrainiano gastaram do orçamento geral 2 (dois) milhões e 161 mil UAH.

Além de Oleksandr Rebak em Koncha Zaspa possuem casas os ex-speakers Oleksandr Moroz, Volodymyr Lytvyn e os ex-presidentes Leonid Kuchma e Viktor Yushchenko..
Também aqui está a casa do chefe da Guarda do Estado Valery Heletey. Seu escritório não deu permissão à nossa equipe para fotografar estas casas de perto, alegando que a permissão por escrito deve fornecer a Administração Estatal. A Administração Estatal diz que a permissão somente pode fornecer a Guarda do Estado encabeçada por Valery Heletey.

A residência de Valery Heletey proíbem fotografar.
Antigos presidentes

De acordo com a informação da mídia, Viktor Yushchenko já saiu da casa estatal em Kocha Zaspa. No entanto, ele tem lá um prédio reservado para ele - inacabado, segundo informação da Administração do Estado.

Segundo informação da mídia o ex-presidente saiu desta casa.
No geral, o ex-presidente Viktor Yushchenko tem mais privilégios entre os ex-funcionários. Atualmente, o Estado lhe favorece com dois carros - Mercedes Benz e Volkswagen e três motoristas. No ano passado, no serviço de transporte de Viktor Yushchenko o Estado gastou 179 mil UAH. Mais 115 mil UAH, excluindo as pensões, no ano passado o Estado gastou na manutenção do subsídio de vida de Yushchenko. Ainda foram gastos 323 mil do orçamento de 2015 no aparato de seus assistentes. Também seu cozinheiro, duas empregadas e dois garçons. Mas, segundo informação de Viktor Yushchenko, nos últimos dois anos o ex-presidente, com eles, não se serviu.

Todos estes benefícios são fornecidos através do decreto presidencial de Yanukovych, de 12.03.2010 - "Sobre fornecimento, manutenção e proteção de Viktor Yushchenko. Este decreto foi anulado apenas a um ano e meio atrás.

O ex-presidente Leonid Kuchma leva um estilo de vida mais modesto. Ele tem disponível um carro estatal, Mercedes Benz, sem motorista, cuja manutenção custou ao Estado, no ano passado 56 mil UAH.

Ainda 301 mil UAH, do orçamento do Estado, em 2015 foi gasto com os assessores do ex-presidente Leonid Kravchuk.

O mais entre os ex-presidentes revelou-se Viktor Yushchenko
No geral, no ano passado, com os ex-presidentes gastou-se 976 mil UAH.

Segundo um iniciador da abolição dos benefícios e privilégios para os ex-funcionários - ministro do Gabinete Ministerial em 2014 Ostap Semerak, a ele telefonaram os ex-presidentes da Ukraina.
"Explicavam os detalhes, porque cessou o serviço de automóveis e quais as perspectivas de pagamento de moradias, etc. Afinal, o que nós prometemos, nós fizemos. Positivamente impressionou o ex-presidente Kravchuk. Ele perguntou sobre a melhor forma de devolver o carro" - disse Semerak.
Semerak também considera "errado", que os privilégios não foram revogados para todos. Afinal, não são abolidos os decretos presidenciais e resoluções do Gabinete Ministerial.

A Ostap Semerak, após a cassação de benefícios, telefonaram os ex-presidentes.
Curiosamente, que apesar de que, em 2014 o Gabinete Ministerial cancelou inúmeras ordens em benefício de ex-funcionários públicos, algumas delas, embora não ativas, permanecem secretas, por exemplo - "Sobre fornecimento, manutenção e proteção de Leonid Kuchma". ainda não se sabe, que benefícios, e em que medida concediam-se a Kuchma por esta resolução.

(Dizer o que sobre tudo isto? Falta de vergonha total e crime perante o povo cuja grande parte luta com miséria e preocupação diária com o que alimentar-se até o final do mês. Foi para isto que morreram mais 100 pessoas no Maidan???  E, é para isto que morrem no leste, defendendo o país??? - OK)

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário