terça-feira, 30 de setembro de 2014

"Finalmente Ukraina chegou a Kharkiv"
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 29.09.2014
Natália Baliuk

No domingo à noite, me telefonou um amigo de Kharkiv. Entusiasticamente contou como moradores de Kharkiv, inspirados, derrubavam a estátua de Lenin na Praça da Liberdade. "Finalmente Ukraina chegou a Kharkiv! Graças a Deus!" - não conseguia conter a emoção.

Ukraina levou nove meses para chegar de Kyiv a Kharkiv! Lembro, o desmantelamento do monumento a Lenin na Capital aconteceu em 8 de dezembro, no auge do Euromaidan.

O Lenin de Kharkiv, de 20 metros, era tido como maior monumento comunista de toda União Soviética. Lenin era uma doentia obsessão, que entrou fundo na mente de muitos ukrainianos. 


A derrubada desta monumental construção na antiga capital da Ukraina soviética é particularmente simbólica. Kharkiv, finalmente deve livrar-se desta atmosfera sufocante, que nos últimos anos alimentava e com a qual especulavam tão odiosos políticos como Guepa e Dopa (Guepa de Gennady Kernes, prefeito de Kharkiv e Dopa de Mikhail Dobkin, governador - OK). Porque com obsessão é mais fácil governar... Certa vez o prefeito de Kharkiv, Gennady Kernes prometeu "quebrar os dois braços e as duas pernas a quem se atrever contra Lenin de Kharkiv. Ironia do destino, depois destas palavras o próprio Kernes tornou-se inválido. Ele foi baleado em plena rua, quando andava se exercitando, de bicicleta. Ate fez tratamento em Israel - OK).
E, também desta vez, Kernes foi o único governante que defendeu o "vovozinho" Lenin. Ele condenou a derrubada do monumento e prometeu restaurá-lo. Obviamente, o prefeito entende, que depois de Lenin, os cidadãos de Kharkiv, chegarão a ele, porque ele, como Lenin, já é passado, que deve ser jogado na lixeira da história... Em troca, o governador atual de Kharkiv Igor Baluta imediatamente, após a derrubada do monumento assinou a ordem para seu desmantelamento oficial.

Em geral, o surpreendente não é que o monumento foi derrubado agora, no 24º ano da nossa independência. É surpreendente e louco, que ele, como centenas de outros Lenin, tanto tempo ficaram e eram considerados como uma vaca sagrada. O mito sobre bom e justo Lenin, que amava as crianças, cultivava-se durante todo o período da União Soviética e entrou na consciência de muitas pessoas. Por Lenin, constantemente, esforçavam-se, queriam fazer dele uma autoridade moral. Diziam: "Lenin vive em todos os vivos". "Dizemos - Lenin, pressupomos - partido, dizemos - partido, pressupomos - Lenin", "Lenin - viveu, Lenin - vive, Lenin - viverá", etc. Os monumentos a Lenin eram parte integrante da tradição soviética de arte monumental. Ao povo soviético não davam oportunidade para pensar, quem realmente, foi Lenin.
E apenas nos tempos da independência, quando começaram abrir os arquivos, os historiadores retiraram de lá não aquelas citações "clássicas", que os estudantes soviéticos deviam assimilar até insanidade, mas suas ordens sobre fuzilamentos em massa, destruição de igrejas, padres, intelectuais, etc. Tornou-se claro, que o "próprio homem humanitário", era na verdade um dos maiores tiranos sangrentos do século XX. Foi, também, um dos maiores opressores da Ukraina. Foi Lenin que mandou os exércitos a Ukraina, para com a força das armas derrubar a República Popular da Ukraina. Foi Lenin que gerou Stalin, que superou todas as expectativas de seu antecessor.

Infelizmente, após a independência não aconteceu o principal - real descomunização da sociedade e condenação dos crimes do regime comunista, como em muitos países da Europa Oriental. Muitas pessoas simplesmente não conseguiam reconhecer e aceitar (e alguns ainda não conseguem), que a maior parte de sua vida adulta viveram com ilusões e com total mentira. Então os políticos, cinicamente se aproveitavam disso e acumulavam com atitudes e estereótipos eleitorais relevantes capitais.

Na verdade, em todos os 23 anos de independência, na Ukraina o governo foi pós-comunista, para o qual Lenin permaneceu como símbolo. Apenas no governo Yushchenko houve uma tímida experiência para se livrar dos ídolos do regime totalitário. Yushchenko, até emitiu um decreto, mas ele não realizou-se. Foi a agressão da Rússia de Putin, onde Lenin até hoje tem grande respeito (está no Mausoléu) que provocou a queda das estátuas de Lenin (leninopad) na Ukraina. Foi depois que os comunistas de Kharkiv tentaram realizar a próxima manifestação separatista, dedicada ao líder do proletariado, no centro da cidade, que o monumento foi derrubado. Isso é mais uma resposta a Putin, ao qual não dá paz a glória mitológica de Lenin e Stalin. Os ukrainianos sugerem o lugar na história ao atual governante autocrático russo.

PS. Na noite de 29 de setembro também foi derrubada a estátua de Lenin em Derhach, próximo a Kharkiv.

Voluntários recolhem fundos para restaurar as moradias no leste
Ukrainska Pravda Zhyttia (Verdade ukrainiana Vida), 29.09.2014

Os voluntários resolveram ajudar as pessoas do leste, que ficaram sem casas, ou suas casas estão inadequadas para receber aquecimento no inverno.
"Nós contamos com inspirados rapazes e moças, organizações comunitárias, que nos apoiam na procura de novos voluntários. Também coopera conosco a Igreja, que nos dá a moradia. No entanto, precisamos materiais de construção, roupas especiais e ferramentas",- explica o projeto "Acampamento Donbass, que recolhe dinheiro para "Spilnokoshti".

O objetivo do acampamento "Construamos Ukraina juntos" - não é apenas restaurar as paredes, janelas e telhados, mas incluir a população local ao trabalho coletivo em benefício da comunidade de sua cidade ou aldeia. Também inclui eventos culturais e educacionais para união do Leste e Oeste na resolução de problemas comuns.

O projeto planeja-se na base da organização de caridade "Fundação Educativa de Lviv" que já por três anos trabalha ativamente na direção "Leste-Oeste" e se esforça para reduzir a distância social e mental entre os moradores de diferentes partes do país.

Quanto à construção, em agosto, os voluntários já realizaram reparação em cinco residências na cidade de Kramatorsk e na aldeia Semenivka. Neste mês, eles esperam resultados significativos.


Não apenas com as mãos, mas também com a cabeça e em boa companhia - assim podemos caracterizar em uma frase o trabalho do nosso acampamento. "De dia - na construção, à noite - partilhamos a experiência do trabalho com as comunidades em amigável atmosfera".


Ataque ao aeroporto de Donetsk em 28.09.2014
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 29.09.2014

O porta-voz do Conselho de Segurança Andrii Lysenko confirmou a morte de nove soldados e 27 feridos durante dois poderosos assaltos.
Um combatente, presente na ocasião, explicou que o tiroteio foi atá a noite. E não deviam ser os combatentes da "DNR", mas soldados russos, porque estavam muito bem equipados.


 

O aeroporto não foi conquistado pelos invasores.


Os ataques prosseguem por parte dos separatistas e, ou russos. Todos os dias há tiroteios e mortes apesar do acordo sobre trégua.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário